Edem Marceneiro: Funcionamento do Pistão a Gás Força Inversa

Funcionamento do Pistão a Gás Força Inversa

0

Existem muitas possibilidades na hora de projetar uma móvel e também no momento da execução. Isso vai depender de cada caso, pois cada ambiente tem seu jeito e em cada um deles uma necessidade diferente. Esse pistão a gás força inversa funciona de uma maneira diferente do pistão de força comum. Vamos ver agora como é o seu funcionamento e em que caso ele pode ser usado.



Aproveite e siga o @Edemmarceneiro no Twitter e Curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


Para entender como funciona o pistão força inversa, vamos lembrar como funciona o pistão de força normal.

O pistão a gás de força normal é utilizado em portas tipo basculante, onde a porta se abre para cima. A força deste pistão é com o intuito de empurrar a porta, quando você abre a porta o pistão empurra ela para cima. Para fechar você terá que fazer uma pequena força, pois a tendência deste pistão é empurrar.

Para auxiliar, leia a postagem deste pistão a gás com força normal:


O pistão a gás força inversa é usado em portas que se abrem para baixo, que eu particularmente chamo de abertura tipo porta de forno. A força deste pistão é contrária, ao invés dele fazer força para abrir ele faz força para não abrir. A força do pistão tem que ser de acordo com o peso da porta, pois quando você abre a porta, que no caso é para baixo, o pistão vai liberando a porta aos poucos, até que ela fique toda aberta.

Veja como fica este pistão no uso prático do móvel:


Aqui, se a abertura fosse de porta normal, sempre em um dos lados o acesso ficaria difícil, a porta desta forma resolveu o problema. Veja estas duas postagens onde usei este tipo de pistão:


Como eu disse acima, é preciso saber o peso da porta para escolher o pistão certo. Isso vai ter influência direta no funcionamento da porta, pois se usar o pistão certo em relação ao peso da porta, o movimento vai ser perfeito, como se fosse uma porta automática. Saiba como descobrir o peso de uma porta:


Espero que você tenha entendido o funcionamento deste pistão a gás com força inversa e que essas informações possam te ajudar na hora de fazer o seu projeto.






Edem de SouzaParacambi, RJ Edem de Souza
Blog | Facebook | Twitter | Google + | Instagram
Edem de Souza começou no ramo moveleiro com seus 16 anos, tendo as primeiras noções com o seu pai. Anos depois, seguiu sozinho no ramo e hoje tem a sua marcenaria, atende a vários clientes no Rio de Janeiro, incluindo vários arquitetos. Criou e mantém este blog, que tem feito com que ele seja mais conhecido e o seu trabalho reconhecido.

Receba minhas postagens em seu e-mail!

Siga o @Edemmarceneiro no Twitter!

0 comentários:

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Se quiser tirar alguma dúvida ou entrar em contato, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.