Essa é uma dica para quem trabalha no ramo, mas também serve para você que de vez em quando tenta fazer por conta própria. Então, seja você profissional ou não, aproveite a dica.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


O que é preciso para o cálculo

Primeiramente você precisa saber as medidas da porta que quer saber o peso. Você vai precisar da altura, da largura e da espessura (A, L, Esp), então, tenha uma trena ou um metro em mãos.

A segunda informação que vai precisar é da densidade do material de que a porta foi feita(Dens). Para a nossa postagem, vamos usar o MDF, que possui uma densidade média de 700kg/m³.
A fórmula a ser usada é a seguinte: A x L x Esp x Dens


Como fazer o cálculo

Vamos usar como exemplo uma porta que possui as seguintes medidas: A=35 cm, L=60 cm e Esp= 1,8 cm, mas para fazer o cálculo, essas medidas precisam ser passadas para metro, então ficaria assim: A = 0,35 m, L = 0,60 m e Esp = 0,018 m.
Aí é só fazer o cáuculo:
0,35  x  0,60  x  0,018  x  700  =  2,646 kg.
Neste caso você poderá usar um pistão de 60N, que suporta portas de até 6kg.


Postagens de referência e de armários com pistão



Informações adicionais

Para ajudar, vale a pena informar que algumas marcas de pistão à gás possuem pistões de 50N e seguem por aí em diante com 60N, 80N, 100N, 120N e 150N.


Espero que estas informações possam te ajudar e se achou interessante, coloque seu comentário aqui nesta postagem deixando sua opinião.

Edem de Souza

Edem de Souza começou no ramo moveleiro com seus 16 anos, tendo as primeiras noções com o seu pai. Anos depois, seguiu sozinho no ramo e hoje tem a sua marcenaria. Situado em Paracambi-RJ, atende a vários clientes no estado do Rio de Janeiro, incluindo vários arquitetos. Criou e mantém este blog, que tem feito com que ele seja mais conhecido e o seu trabalho reconhecido.

Escreva seu Comentário:

14 comentários:

  1. BOA TARDE,MEUS PARABENS ,SUA EXPLICAÇÃO NO CALCULO É SIMPLESMENTE EXCELENTE.OBS:PROCUREI ESTA FORMULA EM VARIOS LUGARES E NÃO ACHEI.CONTINUE NOS AJUDANDOS COM SUAS AULAS,POIS ISTO NÃO É UMA DICA E SIM UMA AULA.ABRAÇO.
    PAULO R. ROLIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo. Fiquei contente pelo que escreveu, não acho que tenha sido uma aula, mas fico feliz que essas informações tenham te ajudado e espero que ajude a mais pessoas. Um abraço!

      Excluir
  2. Caro Edem,

    Parabéns!! Sua iniciativa de ajudar os outros com essas dicas e informações deveria ser seguida por outros. Seu texto é leve e de fácil compreensão. Tirou todas as minhas dúvidas sobre o uso do pistão.

    Agora já sei onde buscar muitas outras informações.

    Grande abraço.

    BATISTA

    p.s: Sou um "marceneiro" de fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Batista!

      Que bom que gostou da postagem, fico feliz em receber um comentário relatando que a postagem foi útil. Volte sempre ao meu blog!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabens exelente informação, tambem estava a procura deste calculo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um armário com uma porta com 2 pistões de 80N no começo quando novo a porta se mantida aberta mas logo os pistões não seguram mais o que posso fazer trocar por 2 de 80 ou colocar um maior de 90 ou 100 a porta deve ter uns 60x40 de altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando.

      O ideal é trocar por dois de 80N, mesma força que era utilizado antes. Se colocar de 100N vai levantar a porta com muita força.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Excelente sua explicação! Sou leiga nesse assunto e entendi facilmente. Tenho armário de cozinha que os pistões não seguram mais e não sabia o que fazer. Muito obrigada pela orientação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lila!

      Que bom que você entendeu a explicação e que a informação também tenha te ajudado!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Achei ótima a explicação. Estou com dificuldades em entender o que está acontecendo com a minha instalação do pistão. A porta do meu armario abre para cima. Pelas dimensões da porta, calculei um peso de 10 Kg. Comprei um pistão da FGVTN modelo FGVTN120N. Após instalar, não está ajudando a subir a porta e nem para descer, ou seja, não faz efeito. Troquei o pistão e o funcionamento foi o mesmo. Alguma dica? Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cid.

      Se não está suspendendo a porta, sugiro você instalar um mais forte, o 150N.

      Excluir
  7. Bom dia gostei de sua postagem, só queria saber como você chegou a esse resultado de 2,646kg para 6kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Ismar.

      Este cálculo teve como resultado 2,646, significa que uma porta com as medidas descritas na postagem pesa em torno de 2,6 kg, um pistão de 60N que suporta portas de até 6 kg, seria suficiente para essa porta.

      Se o resultado fosse 6,545 por exemplo, significaria que a porta estaria pesando 6,5 kg, seria preciso então usar um pistão de 80N que suporta portas de até 8 kg, suficiente para uma porta com esse peso.

      Espero ter sanado a sua dúvida.

      Um abraço!

      Excluir



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.