Nos móveis em geral, são usados vários tipos de materiais em sua fabricação. Podemos citar alguns aqui, como o compensado, o aglomerado, o eucatex, o MDF, e por aí vai. E é justamente sobre o último que eu citei, o MDF, que quero fazer alguns comentários para que conheçam um pouco mais sobre esse material muito usado hoje em dia pela industria moveleira.

MDF


Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa feita a partir de fibras de madeira de média densidade, que são misturadas a uma resina sintética e passam por um processo de prensagem sob uma alta temperatura. E quando se fala que o móvel é ecologicamente correto por usar o MDF, é porque essas fibras de madeira são extraídas, em sua maioria, de madeira pinus de reflorestamento.

Normalmente, escutamos muito se falar que o cupim comeu a madeira toda, que destruiu o compensado... Cupim também come MDF! Afinal, ele é feito de madeira. Não dê chance para essas pragas. Se for possível, faça até uma detetização preventiva. Não só por causa do MDF e sim, por todo o seu mobiliário.

Muitas fábricas, já fazem seus armários todo em MDF. Eu só uso nas portas e no caso de um móvel que for feito para ser todo laqueado. Isso porque ele tem a face bastante lisa, ótima para pitura. Estante, Quarto de Casal, Bancada e armário de banheiro, são algumas das coisas que fiz usando MDF. Se quiserem podem dar uma olhada e depois voltem ao texto.

Outra coisa que quero frisar é: muito cuidado com água, umidade. Eu me lembro que assim que o MDF começou a ser fabricado no Brasil, o vendedor da loja que já me conhecia disse: "Olha este material, Edem! Muito bom! Pode tomar chuva à vontade que não tem problema!" Ele estava equivocado. Não caia nessa! Se um pedaço de chapa de 9 mm de espessura ficar na chuva, é capaz de ele chegar a quase uns 15 mm, pois ele incha. Mas isso se aplica ao material cru, sem acabamento. Com o acabamento, ele fica bem mais protegido da umidade. Mas de qualquer forma, seja prudente. É um ótimo material, mas tem que tomar os devidos cuidados.

Espero que essas informações venham a ser úteis a vocês, e que ajude a todos no cuidado com os móveis produzidos em MDF.

Edem de Souza

Edem de Souza começou no ramo moveleiro com seus 16 anos, tendo as primeiras noções com o seu pai. Anos depois, seguiu sozinho no ramo e hoje tem a sua marcenaria. Situado em Paracambi-RJ, atende a vários clientes no estado do Rio de Janeiro, incluindo vários arquitetos. Criou e mantém este blog, que tem feito com que ele seja mais conhecido e o seu trabalho reconhecido.

Escreva seu Comentário:

2 comentários:

  1. Gostei de vê, aprendi um pouco sobre madeira,eu e meu marido, usamos MDF para fazer uma mesa com duas folhas para serigrafia, o que devo fazer para ela não empenar? a mesa é muito grande.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lúcia!
    É muito difício dizer, quando não se vê. Eu posso dizer alguma coisa e não condizer com o que realmente está acontecendo. O que posso supor é que falta alguma régua por baixo desta mesa, para ajudar na sustentação. É o que eu posso dizer. Se puder, mande uma foto desta mesa pro meu email, que ficará mais fácil diagnosticar o problema.
    Abs

    ResponderExcluir



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.